terça-feira, 5 de julho de 2011

 
 
AÇORES - FURNAS - COZIDO de CARNE

Nesta zona de rara beleza natural, aqui e além, pequenos pormenores chamam a atenção do visitante.
A zona das Caldeiras constitui uma das curiosidades mais apreciadas pelos turistas.
Nesta autêntica "cozinha natural" pode experimentar um saboroso cozido de carne.


Eu comi o meu no "Hotel Terra Nostra".

Para além destes prazeres gustativos, assisti, na Lagoa das Furnas, ao processo de realização do famoso Cozido das Furnas que, como não poderia deixar de ser, também tive o prazer de saborear. Este cozido deve ser único no mundo, dado o processo de cozedura.

No chão, fazem-se buracos com um sacho onde se faz o tão apreciado cozido das furnas. Numa toalha de mesa (que apenas servia para aquele fim), espalhavam-se em circunferência, folhas de repolho e em cima colocavam-se carnes, de porco, vaca, galinha, e toucinho e um saquito onde se metia a morcela (para que ao cozer não se desfizesse e se espalhasse), batatas, doces e da terra e ainda cenouras partidas ao meio, ao alto. Novamente se colocavam folhas de repolho. Claro que as carnes tinham sido previamente temperadas de sal.

A toalha era depois dobrada por cima das últimas folhas, sendo tudo novamente embrulhado noutro pano e depois metido numa saca de sarapilheira, bem amarrada, que se introduzia no tal buraco e se tapava com a mesma terra. Ao fim de 4 horas e meia o cozido estava pronto. Desenterrava-se e então servia-se. Devo dizer-vos que o sabor daquele cozido não tinha comparação com qualquer outro. Repararam talvez, que me servi sempre dos verbos no passado. É que hoje raramente se faz o cozido como o descrevi. Foi determinado que, em área delimitada, as covas fossem igualmente feitas na terra, mas forradas com uma camada de cimento.

O cozido é agora feito em panela de alumínio, usando os mesmos ingredientes a que me referi, mas em camadas. É tapado com uma tampa de alumínio, bem presa com corda de asa a asa, metida na saca e introduzida na cova e tapada com uma tampa também de cimento. Aí o tempo de cozedura é mais longo, de 5 a 6 horas.

Da mesma maneira se faz o bacalhau "com todos", usando também chouriço, a feijoada e os bolos doces (de chocolate, de mel, de laranja e outros), bem como arroz doce e até compotas. »

Nos Açores saboreei para além do saboroso e curioso Cozido nas Caldeiras das Furnas, a morcela assada com ananás, queijo fresco com massa de pimentão (servido usualmente como couvert), lapas na grelha com alho e limão, Frangalho, excelente peixe grelhado, carne de vaca maravilhosa, os famosos bolos lêvedos, as queijadas de Vila Franca do Campo, o Caldo azedo, as Couves solteiras, os Torresmos de molho de fígado, os Fervedouros, o Polvo guisado em vinho de cheiro, a Linguiça com inhame, o Arroz de lapas, as Lapas de molho Afonso entre outras iguarias.
É de comer e chorar por mais!

Etiquetas: ,


Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

"Portugal o meu país" "Évora a minha cidade"
PAÍSES QUE JÁ VISITEI... Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Hungria, Itália, Inglaterra, Luxemburgo, Marrocos, Polónia, Rep.Checa, Rep.da Eslováquia, Portugal e Ilhas da Madeira e Açores. PRÓXIMOS PAÍSES A VISITAR Timor, Aústria, Dinamarca, Filândia, Noruega, Suiça, Suécia... QUERO AUMENTAR A LISTA, VISITANDO Angola, Brasil, Cabo Verde, Canadá, India, Japão, Jamaica, Moçambique, México, Quénia, Rússia. "O QUE OS MEUS OLHOS JÁ VIRAM... E OS MEUS PÉS JÁ PISARAM" PORTUGAL - CIDADES - Almada, Albufeira, Aveiro, Alcácer do Sal, Braga, Bragança, Beja, Castelo Branco, Chaves, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Lamego, Leiria, Loulé, Montijo, Montemor-o-Novo, Mirandela, Olhão, Portimão, Portalegre, Queluz, Santarém, Setúbal, Sines, Silves, Tavira, Viseu, Vila Real, Vila Real de S. António. ALDEIAS E VILAS - Amareleja, Alcobaça, Castelo de Vide, Castro Verde, Castro Marim, Gerês, Guia, Miranda do Douro, Mourão, Monsaraz, Nazaré, Ourique, S. Braz de Alportel, Sagres, S. Martinho do Porto, Salvaterra de Magos, Sarilhos Grandes, Vendas Novas, Vila Nova de Foz Côa, PRAIAS - Costa da Caparica, Cabanas de Tavira, Carvoeiro, Comporta, Ferragudo, Foz do Arelho, Manta Rôta, Monte Gordo, Quarteira, Tróia, Vilamoura, Vila Nova de Milfontes. Açores - Ilha da Madeira - Funchal, Santana, Camacha, Machico, Curral das Freiras, Cabo Girão, Ribeira Brava, Ribeiro Frio, Eira do Serrado, Pico de Barcelos, Seixal, Porto Moniz, ESPANHA - Aymonte, Algeciras, Badajoz, Barcelona, Burgos, Cádiz, Cáceres, Granada, Ilha Canela, Ilha Cristina, Islantilha, Lagos de Sanábria, Lugo, Mérida,Monserrat, Ourense, Peniscola, Puebla de Senábria, Pirinéus, Sevilha, Salamanca, Serra Nevada, San Sebastian, Talavera de la Reina, Tarragona, Trujilho, Valladolid, Valência, Victória, Zaragoça. POLÓNIA - Varsóvia, Carcóvia, Wieliczka (Minas de Sal), Wadowice (cidade onde nasceu o Papa João Paulo II), Czestochoma (Santuário de Jasna Gora), Auschwitz (Campo de Concentração). ITÁLIA - Roma (Coliseu, Arco Constantino, Basilica de S. Paulo), Assis(Convento de S. Francisco de Assis), Florença, Génova, Milão, Pádua, Pisa, Siena, Veneza, Verona (Romeu e Julieta), Estado do Vaticano (Basílica de S. Pedro) FRANÇA - Alpes, Paris, Irún, Lille, Poitiers, Reims, Tours, Grenopole, Nice, Princepado do Mónaco HOLANDA - Amesterdão, Haia, Marken, Madurodam, Roterdão, Volendam. ALEMANHA - Colónia, BÉLGICA - Bruxelas, Antuérpia, Brugges, Gant, ESLOVÁQUIA - Bratislava, HUNGRIA - Budapeste REP. CHECA - Praga, ÁFRICA - Marrocos,

QUE HORAS SÃO?



  • maio 2011
  • junho 2011
  • julho 2011
  • agosto 2011
  • setembro 2011
  • outubro 2011
  • novembro 2011
  • dezembro 2011
  • janeiro 2012
  • março 2012
  • abril 2012
  • maio 2012